Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Artigos

A Criatividade como novo diferencial na advocacia

          
Por muito tempo nossa profissão foi  exemplo de seriedade e conservadorismo, talvez por isso cause tanta estranheza quando hoje falamos que  se quiser ter um diferencial no mercado jurídico o advogado precisa ser muito criativo.
           
Ora, nós advogados lidamos o tempo todo com problemas complexos  para os quais precisamos encontrar soluções, e aqui a criatividade entra como um elemento realmente diferenciado. Pode parecer um contrassenso pelo que aprendemos nos bancos da faculdade, mas o Direito é muito mais do que  domínio técnico-teórico e temos insistido muito nisso nos últimos tempo. Aquele profissional que insistir em ficar preso ao velho formato profissional está fadado a morte, é a criatividade que nos dá novo ânimo todos os dias.
           
Não escolhemos uma profissão da área de exatas, antes lidamos com a sociedade e a humanidade que tem em si o desejo inato de pensar e agir de forma criativa para encontrar novos meios inclusive de continuar evoluindo. Então não devemos temer de forma algumas estimular o desenvolvimento maior de nossa criatividade na advocacia, tanto em benefício da resolução dos problemas complexos com que lidamos quanto para que encontremos nosso diferencial profissional em nosso ramo, no nosso nicho específico de atuação.
            Quando incentivamos em nossa equipe o pensamento criativo, podemos alcançar um verdadeiro diferencial estratégico oferecendo mais do que o cliente espera e nos diferenciando dos concorrentes. Ao nos dedicarmos a uma gestão mais humanizada em nossos escritórios  experimentamos benefícios nos nossos negócios e também os oportunizamos aos profissionais do staff e ao clientes.
           
Engana-se quem pensa que inovar apenas sob o aspecto tecnológico é suficiente, não deixamos de admitir que  integrar a tecnologia na gestão dos escritórios de advocacia é uma  necessária opção de investimento, mas é muito mais que isso, precisamos utilizar o tempo ganho com a tecnologia para desenvolvermos novas teses, estudarmos e principalmente encontrar novas formas de atuação. Cabe a nós nos diferenciarmos exatamente por nossa humanidade, pela melhoria de nosso relacionamento com o cliente, aprimorando nossa comunicação, técnicas de resolução de conflitos, negociação, ao mesmo tempo que estimulamos o crescimento de nossa equipe e nos tornamos cada vez líderes melhores.
 
            Convidamos os colegas advogados a pensar em como ganhariam encontrando caminhos mais criativos em suas áreas de atuação, estratégias diferenciadas para suas carreiras e negócios e desenvolvendo novas habilidades em suas equipes para verem seus escritórios se destacando no atual mercado jurídico.  Não adie ainda mais, veja a criatividade como seu novo diferencial, crie seu próprio modelo de sucesso.
 
 
Dynair Alves de Souza, advogada cível e empresarial há 25 anos, Mestre em Direito, Master Coach e Mentora de Carreira e Negócios para profissionais liberais e empreendedores, cocriadora do Programa “Advocacia 5.0 de sucesso”, Presidente da Comissão de Gestão Estratégica e Liderança na Advocacia da ABA Mato Grosso. IG:@dynairsouza; www.dynairsouza.com.br
 
 
 
 

           
 
 
Sitevip Internet