Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias

PECULATO E LAVAGEM

STJ deve julgar hoje embargos apresentados por Bosaipo para suspender afastamento do TCE

Foto: Reprodução

STJ deve julgar hoje embargos apresentados por Bosaipo para suspender afastamento do TCE
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar nesta quarta-feira (15) uma série de embargos de declaração apresentada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Humberto Bosaipo. O tribunal manteve -- no primeiro semestre deste ano -- o afastamento de Bosaipo do cargo. Na ocasião, acatou sete ações penais movidas pelo Ministério Público por peculato e lavagem de dinheiro.

Defesa vê "erros grosseiros" em decisão que anula posse de Bosaipo
Justiça decreta nulidade da posse de conselheiro Bosaipo no TCE de MT
STJ mantém afastamento de Bosaipo do TCE por mais 1 ano e o torna réu

De acordo com o advogado Paulo Taques, o objetivo principal é suspender o afastamento, mas, se a resposta do STJ for negativa, os embargos servem como medidas preparatórias para se chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF). O STJ julgou extinta a punibilidade de Bosaipo em relação ao crime de quadrilha.

Bosaipo está fora do TCE desde 2011 -- a última decisão, proferida em março, prevê que ele não exerça o cargo por um ano. Ele foi empossado conselheiro do TCE em 2007. Na época, apesar da tentativa, o Ministério Público não conseguiu impedir a posse, mesmo argumentando que o ex-deputado estadual Humberto Bosaipo (ex-DEM) não tinha "idoneidade moral e reputação ilibada".

Os processos judiciais são decorrentes de um suposto esquema de desvio e apropriação de recursos públicos da Assembleia Legislativa por meio de emissão e pagamento com cheques para empresas inexistentes ou irregulares -- que seriam fornecedores. O esquema teria sido articulado por meio de factoring pertencente a João Arcanjo Ribeiro, apontado como ex-chefe do crime organizado em Mato Grosso. O ainda presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), é acusado de liderar o esquema.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet