Olhar Jurídico

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Eleições 2012

Blaszak e Dalia são nomeados juízes titulares do pleno do TRE

Foto: Reprodução

Blaszak e Dalia são nomeados juízes titulares do pleno do TRE
Os juristas José Luiz Blaszak e Samuel Franco Dalia Junior foram nomeados como juízes titulares do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A posse de Blaszak será dia 19 e de Samuel Dalia dia 24, ambos em sessão do pleno. Samuel Dalia Júnior foi reconduzido ao cargo.

Os nomes dos juristas foram publicados no Diário Oficial da União em ato assinado pela presidente Dilma Rousseff. A presidente também assinou a nomeação dos juízes substitutos do pleno do TRE-MT, o advogado André Stumpf Jacob Gonçalves e o também advogado André Pozetti. O presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, dá posse a André Stumpf amanhã, às 14 horas.

Veja nomeação publicada no Diário Oficial da União

José Luiz Blaszak é um dos mais conceituados advogados da área de direito eleitoral de Mato Grosso.

O tribunal é composto por sete membros e é um dos principais órgãos que controlam a eleição. Os mandatos são de dois anos. Todos foram nomeados pela cota da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da composição do TRE-MT.

Blaszak ocupa a vaga do fim do mandato de Eduardo Henrique Jacob. Já André Stumpf, a vaga do encerramento do mandato de Samir Hammoud.

Em entrevista há pouco ao Olhar Direto, Blaszak se disse "muito emocionado", pois seu nome saiu de uma lista de 11 concorrentes e ele foi elencado na terceira posição na lista tríplice elaborada pelo Tribunal de Jusitça.

"É allgo gratificante, principalmente por pensar que vale a pena construir currículo". Ele agradeceu os incentivadores da sua candidatura à vaga. "Foi um trabalho importante das ONGs (organizações não governamentais) Moral, MCCE e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB. Os três incentivaram para eu colocar o nome na disputa", afirma.

Ele avaliou o impacto também da escolha do ponto de vista do conceito atual de maior fiscalização da política demandada pela sociedade.

"É exatamente tentar ir para o tribunal com uma visão pelo histórico de trabalho ético dentro do direito eleitoral. Me senti bem porque a presidente Dilma Rousseff valorizou o trabalho, considerando que eu era terceiro da lista", argumenta. Ele diz que sua responsabilidade só aumenta.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet