Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

atividade clandestina

Procurador da República abre inquérito para investigar garimpo ilegal em assentamento

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Procurador da República abre inquérito para investigar garimpo ilegal em assentamento
O procurador da República Gabriel Pimenta Alves instaurou inquérito civil para investigar atividade de garimpo clandestino no assentamento PA Vale do Amanhecer, localizado no município de Juruena. O procedimento foi publicado no Diário Oficial do Ministério Público Federal nesta quinta-feira (6).

Leia também 
Geller se apoia em decisão do TSE para combater possível cassação no Tribunal Regional
 

“Em vistoria realizada pelo Ibama, foi encontrada atividade de garimpo clandestino (sítio 20 da linha 08). Ao realizar mais vistorias na região, 07 (sete) atividades de garimpo foram constatadas, as quais estão localizadas nos seguintes endereços: linha 05: sítios 50, 51 e 52, linha 08: sítios 01, 10, 11, 12 e 20 e linha 13: sítios 239 e 240”, afirma portaria do MPF.
 
Conforme a portaria que instaurou o inquérito, assinada por Gabriel Pimenta no dia 29 de julho, é função do Ministério Público Federal fazer a defesa dos bens e interesses coletivos, dentre eles o meio ambiente.
 
Combate ao garimpo
 
Em julho a Justiça Federal recebeu a denúncia do Ministério Público Federal contra um grupo criminoso que explorava ilegalmente a extração de recursos minerais na Terra Indígena Sararé, localizada no município de Pontes e Lacerda.
 
A denúncia foi feita após a realização da Operação Alfeu, em 28 de maio deste ano, com base nas informações colhidas e em interceptações telefônicas.
 
Foram denunciados Manoel dos Santos Martins, conhecido como “Pato Rouco”, Weder Reis de Lima, Mirelly Aparecida Queiroz Carvalho, Carlos da Cunha Braga, ou “Carlinhos”, José Alves Pereira, apelidado de “Gaúcho” ou “Boca Rica”, Laurinaldo Severino Leite, ou “Naldo”, Natalino Cordeiro da Silva e Iporan Affonso Henrique Buss Melotto. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet