Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Civil

falha da UNião

Ministra determina que MT seja excluído de cadastros negativos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ministra Cármen Lúcia

Ministra Cármen Lúcia

A ministra Cármen Lucia, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou procedente a ação para determinar a exclusão de Mato Grosso do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc). A decisão é do dia 21 de fevereiro.

Leia também 
MPE investiga risco de desabamento do Edifício Nicolina, área que recebeu primeiro shopping de Cuiabá


Mato Grosso havia celebrado contrato com a União, por intermédio da Caixa Econômica, com o propósito de “Execução de obras de urbanização de Assentamentos Precários nos Bairros Jardim Grande Paraíso, Massa-Barro e São Luíz, no Município de Cáceres-MT”. Houve emprego de R$ 4,5 milhões.
 
Antes do término da vigência do contrato, o Poder Executivo recebeu determinação para que fosse regularizada “a ocorrência referente ao não cumprimento do objeto contratado ou devolvesse aos cofres públicos da União”.
 
Antes mesmo da instauração da Tomada de Contas Especial no Tribunal de Contas, onde se possibilita o exercício do contraditório e da ampla defesa, a União inscreveu Mato Grosso como inadimplente no Cadastro Único de Convênios e no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal.
 
Em sua decisão, a ministra Cármen Lucia obriou que a União retire o Mato Grosso dos cadastros. A determinação deve valar até julgamento, pelo Tribunal de Contas da União, de Tomada de Contas Especial.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet