Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Civil

março de 2020

Senador e deputados são arrolados em ação contra Maggi e Silval por compra de vaga no TCE

Foto: Reprodução

Senador e deputados são arrolados em ação contra Maggi e Silval por compra de vaga no TCE
O Juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara Especializada em Ação Cível Pública de Cuiabá, designou o dia 11 de março de 2020 para realização de audiência em processo que julga negociação de uma cadeira no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). A decisão é do dia cinco de dezembro.
 
Leia também 
Justiça não consegue avaliar imóvel em ação de R$ 4 milhões contra Junior Mendonça


Entre os réus estão os ex-governadores Blairo Maggi e Silval Barbosa. Algumas das testemunhas arroladas pela defesa são o senador Wellington Fagundes (PR) e os deputados estaduais Sebastião Rezende (PSC) e Wilson Santos (PSDB).
 
Além de Blairo e Silval, a ação, por ato de Improbidade Administrativa, foi ajuizada pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPE) em face de Alencar Soares Filho, Eder Moraes, Junior Mendonça, Humberto Bosaipo, José Riva, Leandro Valoes Soares, Sergio Ricardo de Almeida.
 
Na ação, o Ministério Público descreve a atuação de uma organização criminosa instalada no alto escalão dos poderes Executivo e Legislativo de Mato Grosso e que é objeto de investigações iniciadas em 2014, na Operação Ararath. Entre as irregularidades já identificadas está a negociação de cadeiras no Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).
 
Testemunhas
 
Blairo Maggi requereu a oitiva das testemunhas Alexander Torres Maia e Luiz Antônio Pagot. .
 
Sérgio Ricardo também indicou prova testemunhal. Segundo ele, para provar a “legalidade e moralidade do procedimento que resultou na sua indicação e posse ao cargo de Conselheiro”, arrolou como testemunhas Wellington Fagundes e Sebastião Machado Rezende (Deputado Estadual).

Ainda Segundo Sérgio Ricardo, para provar “as irregularidades cometidas por membros do Ministério Público Estadual durante a tramitação do inquérito civil público”, arrolou o promotor de Justiça Marco Aurélio Castro e a oficial de gabinete Luciana Cezar da Costa Rezende.

Para comprovar suposto envolvimento dos promotores responsáveis pelas investigações do caso com Eder Moraes no chamado escândalo das cartas de crédito, arrolou Mauro Viveiros e Luiz Alberto Esteves Escalope, ambos procuradores de justiça.

Eder de Moraes requereu a oitiva das seguintes testemunhas: Eumar Novacki, Alexander Torres Maia e Wilson Santos.

Não houve manifestação de Alencar Soares Filho, Humberto Bosaipo, José Riva e Leandro Valoes Soares.
 
Testemunhas irrelevantes
 
O juiz Bruno D’Oliveira indeferiu as oitivas das testemunhas Marco Aurélio Castro, Luciana Cezar da Costa Rezende, Mauro Viveiros e Luiz Alberto Esteves Escalope. Segundo ele, “é dever do juiz indeferir as diligências inúteis ou meramente protelatórias”.
 
Todas as outras testemunhas foram deferidas.
 
Delação de Silval

 
O magistrado acatou ainda pedido do ex-governador Silval Barbosa, determinando a juntada de sua delação premiada.
 
Silval deseja compartilhar documentos presentas nas colaborações premiadas celebradas entre ele e as autoridades públicas, tanto em âmbito penal  quanto na seara cível.
 
Empréstimo de provas
 
Bruno D’Oliveira deferiu ainda o compartilhamento de provas coletadas no decorrer de ação penal em exame na Justiça Federal de Mato Grosso, em especial as oitivas de Junior Mendonça, Pérsio Domingos Briante, Alessandro de Freitas Bezerra, Robison Todeschini, Marcelo Calvo Galindo, Regina Célia Calvo Galindo, Rolderick Lins de Brito e Marcos Tolentino da Silva.
 
Prerrogativa de foro

 
Por prerrogativa de foro, O senador Wellington Fagundes e os deputados estaduais Sebastião Rezende e Wilson Santos devem escolher uma datar para suas atuações como testemunhas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet