Olhar Jurídico

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Criminal

Justiça Federal

Justiça marca audiência por videoconferência em ação da Operação Sanguessuga contra Wellington Fagundes

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Justiça marca audiência por videoconferência em ação da Operação Sanguessuga contra Wellington Fagundes
O juiz Paulo Cézar Alves Sodré, da Sétima Vara Federal de Mato Grosso, marcou para o dia quatro de dezembro a realização de audiência visando oitiva de testemunhas em ação proveniente da Operação Sanguessuga contra o senador Wellington Fagundes (PL).

Leia também 
Ministro nega pedido de ex-chefe do Gaeco para suspensão de denúncia por vazamento de grampo


A instrução será realizada mediante videoconferência. Testemunhas arroladas são Nelson Dias de Moraes e Luiz Carlos Aranha Pietch.
 
O caso tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra Rosa Weber, do STF, reconheceu no dia 30 de maio o fim do foro privilegiado do senador Wellington Fagundes.

Acusação descreve o recebimento indevido de valores no período entre 2001 e 2006 pelo então deputado federal, o que teria ocorrido em troca da assinatura de emendas parlamentares autorizando convênios entre União e municípios para a aquisição de ambulâncias.

As aquisições eram direcionadas à empresa Planam, que em troca da operação transferia recursos para a conta do acusado e de seus parentes, por intermédio de empresas vinculadas.
 
Segundo o relatado na denúncia, o deputado disponibilizou seu mandato parlamentar em favor de Darci e Luiz Antônio Vedoin, proprietários do grupo Planam, a quem teria garantido recursos por meio de emendas parlamentares, que subsidiaram a aquisição de ambulâncias em vários municípios do Mato Grosso.
 
Em troca, o parlamentar teria recebido vantagem patrimonial indevida no valor mínimo de R$ 100 mil, por método de dissimulação da origem dos recursos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet