Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Ministério Público

Denúncia contra Celeiro por falsificação de ‘carnes nobres’ e superfaturamento é arquivada

Foto: Reprodução

Denúncia contra Celeiro por falsificação de ‘carnes nobres’ e superfaturamento é arquivada
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) arquivou a denúncia anônima contra a Celeiro Carnes Especiais, que acusava a empresa de comercializar carnes sem procedência. Segundo o órgão, as provas apresentadas eram fracas e, durante fiscalização, não foi encontrada qualquer irregularidade. A Vigilância Sanitária de Cuiabá foi quem recebeu a suposta informação, em abril deste ano.

Leia mais:
Denúncia aponta que Celeiro falsifica ‘carnes nobres’ e superfatura preço; empresa nega
 
O MPE apontou que a denúncia, por ser anônima, poderia ser prontamente rejeitada, e que as provas alegadas pelo denunciante eram fracas. Porém, mesmo assim determinou a coleta de informações junto ao Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso), a Superintendência da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a própria Celeiro.
 
Quanto a outra alegação, de que alguns produtos comercializados mantém a inscrição “raças britânicas” sem comprovar a procedência, ficou provado que a Celeiro tem autorização para usar a inscrição em suas embalagens, concedida pelo Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE). A autorização foi concedida justamente porque a fiscalização comprovou que a empresa mantém um efetivo controle de garantia da identificação do produto.
 
De acordo com o MPE, “O SISE autorizou a utilização da expressão ‘raças britânicas’ mediante o controle que já vinha sendo efetuado pela empresa para garantia da identificação do produto, tais como Manual do Criador, Protocolo de Garantia de Origem, bem como, acompanhamento dos abates por profissional médico veterinário, havendo registro fotográfico e arquivamento de todos os documentos para respaldar a inscrição”.
 
Outro apontamento do Ministério Público foi de que, “sob o aspecto legal, não procede a denúncia de que a licitude da operação da empresa está subordinada à existência de um parque frigorífico. Conforme destacou o Indea, o estabelecimento registrado na categoria de entreposto cárneo, pode obter carnes oriundas de estabelecimentos de abate registrados no SIF no Estado de Mato Grosso”.
 
Quanto a acusação de que haveria condescendência na fiscalização dos órgãos de controle sanitário em relação a empresa, o promotor de Justiça, Ezequiel Borges de Campos, apontou que “trata-se de mera suposição divorciada do mais elementar apoio probatório”.
 
“Por sua natureza apócrifa, a denúncia poderia ser rejeitada de plano, mas, por divisar gravidade nas acusações na representação anônima é que se buscou arrecadar elementos probatórios mínimos que conferisse suporte à instauração de inquérito civil. Todavia, as informações antecedentes coligidas conduziram exatamente ao caminho oposto, qual seja, a de que, exceção às palavras de denunciante secreto, não subsiste prova mínima apta a legitimar a apuração dos fatos por meio de regular procedimento investigatório”, conclui o promotor.

A denúncia

Denúncia encaminhada para a Vigilância Sanitária de Cuiabá acusa o ‘Grupo Celeiro’ de comercializar carnes sem procedência como se fossem certificadas da raça bovina "angus", mesmo elas – supostamente – não sendo. Além disto, a pessoa – que preferiu não se identificar – pontua que a empresa não possui frigorífico em Rondonópolis, apenas escritórios do setor comercial. A empresa negou as acusações e afirmou que elas são denúncias infundadas.

Em nota, a empresa afirma que atua há mais de 20 anos no mercado. Além disto, pontua também as conquistas que teve no mercado nacional. “A Celeiro é uma das poucas empresas do país a ter o Selo “Produzindo Certo”, certificado pela Aliança da Terra”, diz trecho da nota.
 
Por fim, a empresa ainda “rechaça as acusações infundadas e sem fundamentações jurídicas, reafirmando o compromisso com a qualidade de seus produtos que já romperam as fronteiras de Mato Grosso e estão nos melhores e mais exigentes fornecedores do país”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet