Olhar Jurídico

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

cassação

Sakamoto vê críticas de Selma como ‘naturais’ e diz que a julgou com base em provas nos autos

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Sakamoto vê críticas de Selma como ‘naturais’ e diz que a julgou com base em provas nos autos
O desembargador Pedro Sakamoto afirmou, na manhã desta segunda-feira (15), que as críticas que recebeu da senadora cassada Selma Arruda (PSL) são naturais, e que seu julgamento foi feito com base em provas que constam nos autos. Segundo ele, todas as explicações estão em seu voto e relatório.

Leia também:
AMAM repudia publicação de Selma e defende integridade de Sakamoto em processo de Caixa 2

“Naturalmente as críticas sempre existirão, tanto daquele que em tese vencem ou perdem. Portanto, eu vejo com naturalidade que isso tenha acontecido. Eu não cheguei de ver essas criticas, mas acredito que isso é normal dentro do estado democrático”, disse ele, em uma coletiva de imprensa em que apresentou aos jornalistas o balanço da atual gestão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

“Nós magistrados temos que julgar com a prova que consta nos autos, nós não podemos fugir daquilo que existe nos autos, que foi coletado durante a instrução processual. É apenas o relatório que foi bastante longo, e o voto também nós temos que descrever todas as particularidades para que haja um justo julgamento”, completou.

Selma teve o mandato de senadora cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), em julgamento realizado na última quarta-feira (10), em Cuiabá. A sessão foi iniciada às 9h e concluída às 17h20, com apenas 1h45 de intervalo. Selma irá recorrer, no cargo, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Por unanimidade, os membros do Pleno votaram pela cassação e convocaram novas eleições. O desembargador Pedro Sakamoto, relator do caso, havia votado para que Carlos Fávaro (PSD) ocupasse o cargo até que o novo senador fosse escolhido nas urnas. Porém os seis membros restantes do Pleno divergiram neste ponto, fazendo com que o cargo fique vago até o final das novas eleições.

Antes do julgamento, do TRE, no dia 5 de abril, a Selma comentou um artigo publicado no site RDnews, em que o colunista insinua em que Sakamoto já decidiu por impugnar o mandato dela, recordando algumas diferenças em que ambos tiveram enquanto Selma ainda comandava a 7ª Vara Criminal de Cuiabá.

Na publicação em sua página no Facebook, Selma diz que prefere não acreditar em uma eventual corrupção no Poder Judiciário e questiona se o seu crime foi ter prendido, além de condenado a maior organização criminosa do Estado.

Logo após a condenação, no entanto, a senadora cassada declarou estar tranquila e afirmou que pretendia recorrer às instâncias superiores para provar a sua inocência.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet