Olhar Jurídico

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Criminal

temporária

Justiça decreta prisão de pais de bebê de dois meses morta por traumatismo craniano

Foto: Reprodução

Justiça decreta prisão de pais de bebê de dois meses morta por traumatismo craniano
A Justiça decretou a prisão temporária (30 dias) do casal Anderson dos Santos Melo, 27 anos, e Bianca de Souza Almeida, 31 anos. Eles são suspeitos de matar a filha de dois meses, em Rondonópolis (a 218 quilômetros de Cuiabá). Os mandados de prisão foram expedidos na última sexta-feira (29), mesmo dia da morte da criança, em decorrência de traumatismo craniano. O casal autuado em flagrante no crime de abandono de incapaz qualificado, com pena de 4 a 12 anos, poderá responder ainda por crime de homicídio ou tortura.

Leia mais:
Dependentes químicos, pais de bebê podem ser indiciados por homicídio e tortura

De acordo com o andamento processual, as versões para a ocorrência dos fatos não são compatíveis. Além disso, ambos já foram presos e processados por outros crimes, envolvendo o consumo e venda de drogas, bem como crimes patrimoniais, fatos concretos que demonstram que em liberdade, além de poderem voltar a prática de ilícitos, podem, atrapalhar a investigação do crime, incutir medo em eventuais testemunhas, aponta o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
 
“Sendo assim, a meu ver, a prisão dos autuados é imprescindível para as investigações do crime, primeiro, porque deve ocorrer uma perícia no local dos fatos, sendo certo e induvidoso que a liberdade dos réus prejudicaria a referida diligência; segundo, os segregados já apresentaram versões conflitantes, logo, a liberdade poderá os auxiliar a apresentarem novas versões acerca dos fatos; terceiro, a princípio, pessoas do meio familiar deverão ser ouvidas, e estando os autuados em liberdade, a colheita dessas provas podem ser prejudicadas pela influência que eles podem fazer sobre a família; quarto, existe o risco concreto de fuga do distrito da culpa, o que também afetaria diretamente as investigações, inclusive, uma eventual reprodução simulada dos fato”, diz trecho do decreto, que também autoriza os suspeitos acompanharem o funeral da filha. 
 
O caso
 
A criança deu entrada às 04h30, da última sexta-feira (29), com sinais de maus tratos e foi óbito por volta das 5h10.  A médica plantonista confirmou que a bebê de dois meses de vida já chegou com os sinais vitais fracos, sendo  constatado presença de hematoma na cabeça de  V.S.M.

A mãe relatou que tinha saído durante a noite para comprar bebida e deixado a menina sob os cuidados do pai. Ela contou que durante a madrugada, após ministrar algumas doses de dipirona, a filha começou a passar mal e passou a balançá-la e deferir alguns tapas no rosto da filha para acordá-la, mas percebeu a gravidade do estado da criança e a encaminhou a unidade hospitalar, onde morreu.

O pai contou que a criança caiu da cama e bateu a cabeça. Tanto ele quanto a mãe são usuários de drogas e em janeiro deste ano, quando a menina nasceu, o hospital maternidade de Rondonópolis encaminhou ofício ao Conselho Tutelar, informando que a mãe usuária de drogas havia dado à luz a criança e necessitava de acompanhamento para recuperação da dependência química. Mas tão logo, a mulher foi encaminhada para tratamento, o Conselho Tutelar perdeu contato, até que tomou conhecimento da morte nesta sexta-feira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet