Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Criminal

​OPERAÇÃO RÊMORA

Pleno nega pedido de Maluf e mantém julgamento de processos da Rêmora

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Pleno nega pedido de Maluf e mantém julgamento de processos da Rêmora
O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou o recurso do deputado Guilherme Maluf (PSDB), para que seus processos no âmbito da Operação Rêmora fossem julgados por turma especial e não pelo Pleno. O item permaneceu na pauta da Sessão Plenária desta quinta-feira (14), e ainda deve ser julgado.
 
Leia mais:
Maluf pede para não ser julgado pelo Pleno do TJ; atualizada
 
No início desta semana o deputado Guilherme Maluf entrou com recurso na Justiça para que seus processos no âmbito da Operação Rêmora fossem julgados por turma especial e não pelo Pleno do Tribunal de Justiça. O pedido de Maluf foi encaminhado ao desembargador Rondon Bassil Dower Filho, que é o relator da ação, mas o item permaneceu na pauta do Tribunal Pleno.
 
A Operação Rêmora, deflagrada em 2016, revelou um esquema de direcionamento de obras de reformas de escolas públicas em Mato Grosso. De acordo com o Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual (MPE) a organização criminosa era dividida por três núcleos e tinha o envolvimento de agentes públicos e de empresários.
 
Guilherme Maluf é acusado de integrar o núcleo de liderança da organização, sendo beneficiário direto de parcela da propina arrecadada, além de se valer das influências políticas proporcionadas pelo cargo eletivo para promover as articulações necessárias para o desenvolvimento dos esquemas criminosos voltados para solicitação e recebimento de propinas.
 
As fraudes, conforme apontado pela Rêmora, totalizariam desvios na ordem de R$ 56 milhões. Guilherme Maluf teria recebido R$ 40 mil em propina, dinheiro desviado da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) no esquema.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet