Olhar Jurídico

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Criminal

SANGRIA II

Empresário foi alçado a sócio da Proclin para ocultar propriedade de ex-secretário, afirma MP

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Empresário foi alçado a sócio da Proclin para ocultar propriedade de ex-secretário, afirma MP
O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) apontou que Adriano Luís Alves Souza foi alçado a condição de sócio da empresa de Saúde Proclin para ocultar a propriedade do ex-secretário municipal de Saúde Huark Douglas Correia e do médico Fábio Liberali. Os três, juntamente com outras cinco pessoas, são réus em um processo sobre um esquema de fraudes em contratos firmados entre empresas de Saúde com o município e Estado.
 
Leia mais:
Juíza acata denúncia contra ex-secretário e mais sete por esquema de R$ 2,6 mi na Saúde
 
A denúncia foi recebida pela juíza Ana Cristina Mendes no último dia 30 de janeiro. O MPMT encontrou evidências que indicariam a operação de um grupo criminoso que atuava para garantir contratações de empresas pelo Poder Público, cujas propriedades seriam dos líderes do grupo, em valores superiores aos de seus concorrentes e ainda garantir o recebimento sem a prestação dos serviços contratados.
 
“Sustenta que os integrantes, no exercício de cargos públicos teriam garantido a contratação de empresas, das quais seriam sócios de fato, violando o caráter competitivo dos processos licitatórios e, em tese, teriam promovido a prática de sobrepreço a fim de viabilizar o ganho indevido para a organização”, cita a juíza ao receber a denúncia.
 
São réus no processo: o ex-secretário municipal de Saúde, Huark Douglas Correia; Fábio Liberali Weissheimer (médico); Adriano Luiz Sousa (empresário); Kedna Iracema Fonteneli Servo; Luciano Correa Ribeiro (médico); Flávio Alexandre Taques da Silva, Fábio Alex Taques Figueiredo e Celita Natalina Liberali.
 
De acordo com o MPMT Huark, ocupante de cargos e funções públicas, seria sócio oculto das empresas Proclin e Qualycare. Fábio Liberali também ocuparia cargos e funções públicas e também seria sócio oculto destas duas empresas e sócio da 3C-Critical Care Cuiabá Serviços Medicos Ltda.
 
Adriano Luís Alves Souza foi alçado à condição de sócio para ocultar a propriedade de fato dos membros ocultos, e era responsável pela gestão administrativa e financeira da Proclin e da Qualycare no interesse do grupo.
Na denúncia o MP ainda apontou que Celita Natalina Liberali era responsável pelo gerenciamento financeiro da Orcrim e pela destinação da vantagem indevida aos agentes públicos.
 
Também foi apontado que Luciano Correia Ribeiro é sócio das empresas Proclin, Qualycare e Prox e Fábio Alex Taques Figueiredo era funcionário exercendo a função de gestor administrativo da empresa Proclin.

Operação Sangria II
 
A operação, oriunda de investigação da Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública (Defaz), é desdobramento do cumprimento de onze mandados de busca e apreensão, expedidos pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, ocorridos no dia 4 de dezembro, para apurar irregularidades em licitações e contratos das empresas Proclin (Sociedade Mato-Grossense de Assistência Médica em Medicina Interna), Qualycare (Serviços de Saúde e Atendimento Domiciliar LTDA) e a Prox Participações, firmados com o município de Cuiabá e o Estado.
 
Foram alvos de mandado de prisão: o ex-secretário municipal de Saúde, Huark Douglas Correia; Fábio Liberali Weissheimer (médico); Adriano Luiz Sousa (empresário); Kedna Iracema Fonteneli Servo; Luciano Correa Ribeiro (médico); Flávio Alexandre Taques da Silva, Fábio Alex Taques Figueiredo e Celita Natalina Liberali.
 
O nome da operação “Sangria” é alusivo a uma modalidade de tratamento médico que estabelece a retirada de sangue do paciente como tratamento de doenças, que pode ser de diversas maneiras, incluindo o corte de extremidades, o uso de sanguessugas ou a flebotomia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet