Olhar Jurídico

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Geral

CONTRATO COM A SES

Empresa de saúde solicita bloqueios judiciais do Estado por falta de repasses

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Empresa de saúde solicita bloqueios judiciais do Estado por falta de repasses
Após seis meses de atraso no recebimento de faturas referentes ao atendimento de 25 pacientes de Mato Grosso, a empresa Qualycare protocolizou, nesta semana, pedidos de bloqueios judiciais para fazer frente aos pagamentos que não foram realizados, referentes a assistências de pacientes em três municípios do interior do Estado. Caso a solicitação não seja deferida, será necessário iniciar uma transferência gradual dos pacientes para os leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Leia mais:
MPE aciona TJ por afastamento de secretário de saúde e multa de R$ 2,4 milhões
 
As assistências acontecem nos municípios de Tangará da Serra, Sinop e Rondonópolis, mediante contrato firmado com a Secretária Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT).
 
“Pedimos desculpas aos pacientes, familiares e prestadores de serviço, porém não temos condições de manter a excelência no atendimento mediante a falta de repasses da administração pública pelos serviços prestados”, destacou o gerente de unidade de negócio da Qualycare, Aderson da Costa Neto.
 
O gestor ainda reforça que, durante o ano de 2018, houve diversas tentativas de recebimento das faturas em aberto, com tratativas administrativas e comprovação da inviabilidade de manutenção dos leitos de internação domiciliar sem o correto fluxo de pagamento – a Qualycare, no entanto, cobriu financeiramente o período.
 
Porém, caso os pedidos de bloqueio judicial não sejam deferidos, uma transferência gradual dos pacientes para os leitos do SUS deverá ser realizada. “Vamos cumprir o nosso dever e a responsabilidade de prezar, em primeiro lugar, pela segurança do paciente”, reiterou.
 
Outro lado
 
A Secretaria de Estado de Saúde informa que:
 
A empresa Carmed vinha prestando serviço na região através de pagamento indenizatório, ou seja, sem contrato, somente para atender às demandas judiciais. Considerando a necessidade da SES de atender à legislação pertinente que considera o pagamento indenizatório como irregular,  e ainda, que o Contrato com a empresa que prestava serviço em Cuiabá e região estava em vias de vencer, optou-se por realizar um contrato emergencial paralelo à licitação na modalidade de pregão.

A vencedora do contrato emergencial para a região de Rondonópolis e Tangará da Serra foi à empresa QualyCare e o contrato foi assinado em 12/06/2018.
 
Os pagamentos são feitos baseados nos relatórios dos médicos supervisores do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis que realizam visita in loco, ou seja, na residência do paciente e emitem os relatórios de supervisão e comprovação do atendimento prestado. Após essa vistoria é que se inicia o processo administrativo e se autoriza o pagamento.
 
A última competência encaminhada para a SES para pagamento foi o mês de setembro, com todo o processo já de acordo com a legislação e devidamente autorizado pelo Secretário, porém a SES aguarda recurso financeiro para fazer o pagamento.
 
ASCOM SES/MT.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet