Olhar Jurídico

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

4X3 NO TRE-MT

Advogado vê 'equívocos' em votos de juízes pela cassação de Lucimar Campos

22 Jun 2018 - 15:22

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Reprodução

Ronimárcio Naves

Ronimárcio Naves

A defesa da prefeita de Várzea Grande Lucimar Campos (DEM) e do vice Anderson Hazama (PRTB) exaltou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da última terça-feira (19) que, por 4 votos a 3 garantiu a manutenção da prefeita, antes cassada pelo juiz Carlos José Rondon Luz da 20ª Zona Eleitoral.

O advogado Ronimárcio Naves, entretanto, lamentou os três votos vencidos proferidos por Vanessa Gasques, Luís Bortolussi e Márcio Vidal. "Partiram de premissas equivocadas". Votaram à favor de Lucimar: Antônio Peleja (relator do recurso), Jackson Coutinho, Ricardo Almeida e o desembargador Pedro Sakamoto

Leia mais:
Cassação não seria pena proporcional a conduta de Lucimar, avalia juiz Coutinho

"Entendemos que os três votos contrários partiram de premissas equivocadas. Primeiramente, a aplicação de um dispositivo objetivo em condição normal a uma situação anormal, como se fossem únicas as gestões de Lucimar e de Wallace Guimarães [ex-prefeito de Várzea Grande pelo PMDB, cassado em 2015]. E segundamente, o entendimento de que os gastos de publicidade institucional exclusivamente fora do limite pode resultar em cassação, visto que a jurisprudência é sedimentada no sentido de que, para se ter cassação, deve-se provar o uso de publicidade para fins de promoção pessoal", explica Ronimarcio. 

Lucimar Campos assumiu o cargo em maio de 2015 após a cassação o então prefeito Wallace Guimarães (PMDB) por irregularidades na campanha eleitoral de 2012. Ela tinha disputado a eleição contra Wallace e sido derrotada. À época, a Justiça determinou que o segundo colocado no pleito ocupasse a vaga.

Segundo o advogado, não houve, por parte do Ministério Público Eleitoral, nenhuma ação contra a prefeita Lucimar objetivando a cassação do seu mandato. As ações foram propostas pelo ex-deputado estadual e coronel aposentado da Polícia Militar, Pery Taborelli e Allan da Top Gaz (PV), derrotados pela prefeita nas eleições de 2016.

"A principal tese de defesa é a ausência de gravidade da conduta. Ou seja, além de os gastos serem justificados pela necessidade de campanhas de prevenção, vacinação e pagamento de impostos, como IPTU em 2016, que não vinham acontecendo até então, a prática da condenação de cassação é desproporcional ao ato praticado, às justificativas apresentadas e principalmente, ao número de votos obtidos pela prefeita durante as eleições de 2016, mais de 80%", afirma.  

Segundo Naves, houve entendimento do Pleno de não haver influência eleitoral que tenha gerado circunstância de pessoalidade. "A punição objetiva da lei é a aplicação de multa. Para acontecer a cassação, deve haver a identificação da prática de conduta vedada junto a outra acusação de abuso de poder político econômico. No caso da Lucimar, em maio de 2015 houve uma cisão de gestão, tanto que as prestações de contas do município até 5 de maio de 2015 está sob responsabilidade do Wallace. De 5 a 7 de maio a responsabilidade é de Jânio Calistro (PSD) e somente a partir de 7 de maio de 2015 a responsabilidade é de Lucimar. O que queremos evitar é justamente que Lucimar fique atrelada a uma gestão anterior pífia, ineficaz, fraudulenta, e ilegal", argumenta. 

Apesar de reformar a decisão, a Justiça Eleitoral manteve a multa aplicada contra a prefeita e o secretário de Comunicação de Várzea Grande, Marcos Lemos, no valor de R$ 30 mil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet